Os eixos temáticos representam grandes áreas de interesse dentro da formação de professores e educação, abrangendo diferentes aspectos teóricos, metodológicos e práticos. Cada eixo temático concentra-se em uma dimensão específica da formação de professores, como teoria e prática educacional, políticas públicas, diversidade cultural, tecnologia educacional, entre outros. Os eixos servem como diretrizes para a organização dos trabalhos submetidos ao congresso, agrupando-os de acordo com suas temáticas principais.
Questões orientadoras
As questões orientadoras são propostas para ajudar você a compreender melhor o foco de cada eixo temático e a organizar seu trabalho de forma mais coerente com os objetivos do evento. Elas indicam aspectos específicos que podem ser abordados, incentivando reflexões críticas alinhadas ao tema central. Pode utilizá-las como referência para estruturar seu trabalho
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Este eixo propõe uma análise crítica das metas e estratégias do PNE voltadas à formação de profissionais da educação, com foco nos cargos de gestão pedagógica como inspetores, orientadores e supervisores objetivo é refletir sobre a necessidade de um modelo de formação continuada que vá além do cumprimento de horas, pautado na prática reflexiva, na equidade territorial e na inovação pedagógica.
Questões orientadoras:
Como as metas 15 e 16 do PNE podem ser reinterpretadas para atender aos profissionais da gestão educacional?
Quais políticas públicas e programas de formação têm garantido o direito à profissionalização e a formação continuada dos supervisores, inspetores e orientadores educacionais?
Como alinhar as práticas formativas às demandas reais das escolas e territórios educativos?
Este eixo discute as diretrizes e políticas de valorização dos profissionais da educação no que tange à carreira, remuneração, condições de trabalho, reconhecimento e saúde mental. Considera a urgência de políticas que reconheçam o papel estratégico dos inspetores, orientadores e supervisores na qualificação e permanência da gestão democrática, na defesa de uma educação humanizadora e de qualidade socialmente referenciada.
Questões orientadoras:
Como garantir valorização salarial e reconhecimento institucional para os profissionais da educação (supervisores, inspetores e orientadores educacionais)?
De que forma o PNE contemplará (ou não) a valorização desses profissionais?
Que políticas intersetoriais (saúde, assistência, educação) são necessárias para garantir o bem-estar e a permanência desses profissionais nas redes públicas?