Estudantes, professores, professoras, pesquisadores e pesquisadoras da Educação Básica e Educação Superior são convidados a comunicarem suas pesquisas desenvolvidas ou em andamento ou relatos de práticas pedagógicas no III CONNAFOR CONGRESSO NACIONAL DA AÇÃO FORMATIVA
Esta é a sua chance de compartilhar suas pesquisas, experiências e ideias com a comunidade acadêmica.
Os trabalhos poderão ser apresentados de forma presencial ou on-line, com as seguintes tipologias:
Abertura de inscrições dos trabalhos: 18/06/2025
Encerramento de inscrições: 31/07/2025
Resultados das avaliações: 10/08/2025
Atenção: É permitido ser apresentador de no máximo 3 trabalhos desta modalidade, sendo um como autor e outros dois como co-autor.
Apresentação do Trabalho:
O resumo expandido deve ser elaborado de forma clara, concisa e objetiva, seguindo as normas estabelecidas.
O texto deve estar estruturado de maneira organizada, contemplando introdução, desenvolvimento e conclusão.
Formatação do Texto:
O resumo expandido deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaçamento entre linhas de 1,1.
A margem esquerda e superior de 3 cm e margem direita e inferior com 2 cm.
O documento deve ser formatado em formato A4. O texto deve conter entre 2.000 e 4.000 palavras, incluindo título, notas de rodapé e referências.
Identificação do Trabalho:
No início do texto, devem constar o título do resumo expandido, o nome completo do autor ou autores, o eixo temático ao qual o trabalho se relaciona. A instituição e vínculos em nota de rodapé.
Resumo:
Deve ser incluído um resumo do resumo expandido, com no máximo 150 palavras, destacando os principais objetivos, métodos, resultados e conclusões. Texto em estilo Resumo, Times New Roman tamanho 10, centralizado.
Palavras-chave:
Após o resumo, devem ser listadas de três a cinco palavras-chave que representem os principais temas abordados no resumo expandido, separadas por pontos.
Corpo do Texto:
A introdução deve apresentar o contexto e a relevância do tema abordado, bem como os objetivos do trabalho.
O desenvolvimento deve detalhar a metodologia empregada, os procedimentos adotados, os resultados obtidos e a análise dos resultados.
A conclusão deve sintetizar as principais contribuições e aprendizados do estudo, bem como destacar possíveis desdobramentos futuros.
Referências Bibliográficas:
Caso haja referências bibliográficas citadas no texto, estas devem ser apresentadas de acordo com as normas ABNT.
Idioma:
Os resumos expandidos devem ser redigidos em português.
Envio do Trabalho:
O envio do resumo expandido deve ser realizado através do sistema de inscrição on-line disponibilizado no site oficial do CONNAFOR. São dois arquivos a serem enviados em formato Word (.docx,), sendo:
um arquivo completo com identificação dos autores e currículos
um arquivo completo sem identificação dos autores (inclusive no texto).
Para baixar o documento, após abrir clique em Arquivo (no alto, a esquerda) e no submenu Fazer download
Atenção: É permitido ser apresentador de no máximo 3 cartas desta modalidade, sendo um como autor e outros dois como co-autor.
Apresentação do Trabalho:
A carta pedagógica deve ser elaborada de forma clara, objetiva e fundamentada em práticas educacionais relevantes.
O texto deve estar estruturado de maneira organizada, contemplando introdução, desenvolvimento e conclusão.
Formato da Carta:
A carta deve conter 5 a 8 páginas; fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, com alinhamento justificado. Ao final, as referências bibliográficas (normas da ABNT – NBR6023:2018), espaçamento simples. Deve conter somente as obras correspondentes aos autores mencionados no texto. Lembre-se que as referências devem ser incluídas na contagem das páginas.
Os trabalhos submetidos devem apresentar pesquisas ou relatos de experiências, concluídas ou em andamento, sendo que a carta pedagógica deve contemplar de forma criativa um argumento relativo à função dos supervisores escolares.
Identificação do Trabalho:
No início do documento, devem constar o título da carta pedagógica, o nome completo do autor ou autores, a instituição de vínculo e o eixo temático ao qual o trabalho se relaciona.
Corpo do Texto:
A introdução deve apresentar o contexto educacional em que a carta pedagógica se insere, bem como os objetivos pretendidos.
O desenvolvimento deve descrever detalhadamente a prática pedagógica abordada na carta, incluindo os métodos utilizados, as estratégias adotadas e os resultados obtidos.
A conclusão deve apresentar reflexões sobre a experiência vivenciada, destacando aprendizados, desafios enfrentados e possíveis contribuições para a área de educação.
Referências Bibliográficas:
Caso haja referências bibliográficas citadas na carta pedagógica, estas devem ser apresentadas de acordo com as normas ABNT.
Idioma:
As cartas pedagógicas devem ser redigidas em português.
Envio do Trabalho:
O envio deve ser realizado através do sistema de inscrição on-line disponibilizado no site oficial do CONNAFOR. São dois arquivos a serem enviados em formato Word (.doc, .docx, ou semelhante), sendo:
um arquivo completo com identificação dos autores e currículos
um arquivo completo sem identificação dos autores (inclusive no texto).
Para baixar o documento, após abrir clique em Arquivo (no alto, a esquerda) e no submenu Fazer download
Apresentações presenciais e online: Em breve divulgaremos o ensalamento das apresentações.
Qualquer violação das normas estabelecidas acima pode resultar na desqualificação do trabalho submetido para avaliação no CONNAFOR. Estas normas visam garantir a uniformidade e qualidade dos trabalhos submetidos para avaliação no CONNAFOR, bem como facilitar o processo de avaliação por parte da comissão organizadora e dos avaliadores.
Cada participante terá a possibilidade de encaminhar (3) trabalhos, sendo que cada trabalho poderá ter, no máximo, um autor.e dois co-autores. Todos os autores deverão estar inscritos como apresentador de trabalho para a devida certificação.
Os dados informados na inscrição/submissão são de inteira responsabilidade dos autores e deverão estar corretos, pois serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, declarações e certificados).
O material aceito para apresentação e/ou publicação será utilizado em sua versão original.
A correção linguístico-gramatical é de total responsabilidade dos autores e coautores.
Todos os trabalhos aprovados e comunicados no evento constarão nos Anais publicados em meio eletrônico e disponibilizados na internet por meio do site da Connafor.
Os autores e coautores, ao submeterem seu trabalho, estarão autorizando a Coordenação Geral a publicar o trabalho em versão digital.
Declaração de Direito Autoral
Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à CONNAFOR colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial neste congresso.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial neste congresso..
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento depois do congresso.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados neste congresso serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Eixos temáticos
Os eixos temáticos representam grandes áreas de interesse dentro da formação de professores e educação, abrangendo diferentes aspectos teóricos, metodológicos e práticos. Cada eixo temático concentra-se em uma dimensão específica da formação de professores, como teoria e prática educacional, políticas públicas, diversidade cultural, tecnologia educacional, entre outros. Os eixos servem como diretrizes para a organização dos trabalhos submetidos ao congresso, agrupando-os de acordo com suas temáticas principais.
Questões orientadoras
As questões orientadoras são propostas para ajudar você a compreender melhor o foco de cada eixo temático e a organizar seu trabalho de forma mais coerente com os objetivos do evento. Elas indicam aspectos específicos que podem ser abordados, incentivando reflexões críticas alinhadas ao tema central. Pode utilizá-las como referência para estruturar seu trabalho
Este eixo propõe uma análise crítica das metas e estratégias do PNE voltadas à formação de profissionais da educação, com foco nos cargos de gestão pedagógica como inspetores, orientadores e supervisores objetivo é refletir sobre a necessidade de um modelo de formação continuada que vá além do cumprimento de horas, pautado na prática reflexiva, na equidade territorial e na inovação pedagógica.
Questões orientadoras:
Como as metas 15 e 16 do PNE podem ser reinterpretadas para atender aos profissionais da gestão educacional?
Quais políticas públicas e programas de formação têm garantido o direito à profissionalização e a formação continuada dos supervisores, inspetores e orientadores educacionais?
Como alinhar as práticas formativas às demandas reais das escolas e territórios educativos?
Este eixo discute as diretrizes e políticas de valorização dos profissionais da educação no que tange à carreira, remuneração, condições de trabalho, reconhecimento e saúde mental. Considera a urgência de políticas que reconheçam o papel estratégico dos inspetores, orientadores e supervisores na qualificação e permanência da gestão democrática, na defesa de uma educação humanizadora e de qualidade socialmente referenciada.
Questões orientadoras:
Como garantir valorização salarial e reconhecimento institucional para os profissionais da educação (supervisores, inspetores e orientadores educacionais)?
De que forma o PNE contemplará (ou não) a valorização desses profissionais?
Que políticas intersetoriais (saúde, assistência, educação) são necessárias para garantir o bem-estar e a permanência desses profissionais nas redes públicas?